SOBRE AS ILHAS QUE DESCONHEÇO

WP_20150129_12_13_05_Pro

Não tenho lido muito de uns tempos para cá, mas um livro me chamou à atenção pelo quê de mistério logo na primeira página: “O conto da ilha desconhecida”, de José Saramago.

Um homem insistente pelo favor de um rei e que almejava apenas um barco, para quê? Para ir em busca de uma ilha desconhecida. Para os marinheiros experientes aquele homem era um louco, afinal, ‘conheciam’ todas as ilhas e sabiam que não existiam ilhas desconhecidas. Mas para aquele homem, as ilhas ainda que conhecidas pelos marinheiros, eram desconhecidas para ele que não havia desembarcado em nenhuma delas. Mas ainda assim, ele queria a ilha que ninguém nunca conheceu.

Loucura? Obviamente. Desejar algo que nunca se viu, contestar a realidade. Aquele homem contestou com a geografia, contestou com os ‘reis’ da navegação. Quis um barco sem saber como se navega.

Sim, sou estranhamente louca, almejo o desconhecido, não me encanto por aquilo que já conheço. Sou ilha desconhecida aos meus olhos.

Tenho essa alucinação de esperançar, fazer algo pela certeza da incerteza. Quando temos sonhos e esperanças, também estamos sujeitos a encontrar os ‘experientes marinheiros’ que nos dirão: “É loucura! Você não pode chegar nesse destino!”.

Posso! Vou chegar… A ilha desconhecida existe! Por que raios deixamos a criança livre morrer em nós? Por que deixamos de acreditar em nós mesmos na idade adulta?

Quem disse que não se pode ser aquilo que quiser. A realidade? Que realidade?

Quando eu era criança e via peixes, em desenhos ou em aquários, pensava: “Por que eles sobrevivem na água e eu não poderia sobreviver?” Mas um dia pensei: “E se na verdade eu estou debaixo d’água e não sei?” Sim, absurdo! Mas para uma criança de 4, 5 anos, não.

Não sei navegar, mas quero um barco. Não há mais o que conhecer? Sim, há ilhas desconhecidas, dentro de mim e na imensidão do universo.

A loucura é o meu encantamento e a minha razão de existir. Pelas muitas ilhas que desconheço, sigo navegando.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: