O mundo precisa de gente de caráter, não de “gênios”

caráter

O que você fez nessa vida? Quantas faculdades ou especializações tem? Tem pós no exterior? Está finalmente concluindo seu doutorado? Terminou aquele livro? Plantou uma árvore? Enfim, quantas conquistas você consegue enumerar?

Se eu tenho ambições na vida? Claro que sim. Se tenho sonhos? Sim, estupendos! Mas sabe, a vida não é uma lindinha comigo, aliás, não é uma lindinha com grande parte das pessoas no mundo. Na vida nós planejamos e na vida nós em muitos casos, precisamos mudar planos ou até mesmo nos conformar com alguma situação nem que seja por um tempo.

O que eu quero? Tantas coisas… O que tenho feito? Muito, dentro das minhas possibilidades, mas uma das coisas mais importantes que tenho, que me foram repassadas pelos meus pais e que carrego, são valores e ensinamentos. Me preocupo na verdade com o meu caráter, em manter a integridade, em lutar por ela enquanto ser vivente.

Contrariando Rousseau, não acredito que os meios corrompam os homens, acredito que o homem corrompe a si mesmo com o pretexto de se salvar do mundo, quando é o mundo que deveria se apartar dele e de sua mediocridade.

Sabe, a caminhada na terra não é longa, é incerta, podemos morrer amanhã, então, o que quero fazer, o que quero conquistar na vida é na verdade uma conquista diária, é lutar contra mim mesma em alguns momentos para não “me corromper” pela minha “própria vontade”.

Sei do meu caráter, claro que já falhei em sentimentos com pessoas, mas até aqui tenho procurado me examinar e me reerguer em minhas próprias falhas.

Aprender sim, sempre e sempre inacabada. Rumo aos sonhos, rumo ao destino, mas… acima de tudo, caráter!

Caráter não é brilho, não se mede por likes (pelo amor, né), não se mede por autopromoção, caráter é você e você mesmo. É você diante de Deus ou se não crê que Ele exista, é entre você e você mesmo. Caráter é se examinar, ver que é falho e dizer “Sim, falho, mas não, não posso tratar o outro como não gostaria de ser tratado”.

Caráter é trocar o brilho artificial pela sombra da paz.

Entendimento, sabedoria, leituras, mil e uma dicas de como ser por aí, tantos ativismos de redes sociais, tanta gente querendo se mostrar gente e mais, tanta gente querendo ser genial e quer saber? O mundo precisa de gente decente, de gente que valorize a simplicidade, que valorize o sorriso honesto, que valorize a dignidade. O mundo não precisa de gênios, o mundo precisa de pessoas de caráter. E caráter não se aprende, caráter não depende de genialidade, depende de boa educação, de auto vigilância e de ser humano para com as outras pessoas, o que é uma maneira de ser humano consigo mesmo.

Caráter é andar em uma mesma trilha e em uma mesma frequência e isso é para a maioria, andar na contramão. Caráter é não usar máscaras, é mostrar as cicatrizes porque é por elas que os seres humanos se tornam humanos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: