SEJA VOCÊ E PONTO FINAL!

ser

Ser você mesmo é uma tarefa um tanto complicada. Ser o que se é e principalmente se aceitar (não falo de aceitar as falhas), falo sobre aceitar a essência, enfim, ser o que é e se aceitar é um dos motivos que levam tantas pessoas a estudarem Psicologia e a abrirem seus consultórios (risos), porque realmente as pessoas buscam esse “suporte”, esse auxílio para ser e aceitar ser.

E o que mais fazemos, pelo menos a maioria das pessoas, é projetar na aceitação dos outros a própria aceitação, mas isso é uma farsa! Em algum momento alguém pode ter passado pela cruel experiência de se projetar em alguém, de “se aceitar” por meio da aceitação de alguém. Estou bonito (a)? Estou cheiroso (a)? Estou falando corretamente? Enfim… Perguntas que deveriam ser apenas parte de um manual de bons costumes, mas que na verdade só mostram o quanto não nos aceitamos… Procurei em vários momentos da vida aceitar a mim mesma por meio do outro. Fazia isso quando adolescente na escola, por exemplo, e sabe o resultado? Frustração sempre, sensação de vazio. Porque parece que o viver se transforma em uma peça teatral, em uma receita preestabelecida, em uma busca por aceitação… inútil.

Há um momento em que depois de ter o coração despedaçado, depois de ter os sentimentos feridos e cuspidos, e principalmente, depois da constatação de que se está sozinho e de que a pessoa que mais deveria se aceitar está quebrada e mais uma vez, esperando que alguém lhe ajude a colar os pedaços… É nesse momento que o “ser” clama.

Sabe, muita gente não gosta de mim. Sério! Isso não é encanação de gente maluca. É verdade. Muita gente pensa mil coisas sobre mim. Talvez o fato de eu me expressar um pouco esbaforida possa demonstrar que sou uma “selvagem” ou que sim, tenho centenas de parafusos soltos (não desminto), mas enfim, aprendi, depois de tanto cair que realmente aquilo que está além dos defeitos e que é o motivo pelo qual eu luto para evoluir… ESSÊNCIA… Aprendi que a minha essência é minha e que nem todos podem gostar dela. Você acha todas as fragrâncias de perfumes boas? Usaria todas? Não né! Sempre temos uma essência ou algumas essências das quais gostamos mais.

A gente já não ouviu dos nossos pais a história do que seria de uma cor se todos gostassem de outra? Mas parece que na verdade isso nunca entrou na cabeça de nossos pais, tampouco na nossa. E talvez com a internet e redes sociais, essa busca por aceitação só tenha se intensificado mais e mais.

É como se o prazer estivesse apenas em pisar no tablado e encenar o roteiro. É como se o que valesse a pena fosse realmente ESTAR de uma maneira que as pessoas possam ver que realmente esteja.

Estou aqui agora. Bilhões de pessoas nesse planeta não sabem disso e isso não me torna inexistente, assim como a história das pessoas que não têm RG e que não contam para o IBGE, elas deixaram de existir?

Existir vai além dessa busca por aceitação. Existir vai além até de se enxergar em algo físico como um espelho. Existir é isso agora, é essa palavra aqui falando, essa palavra que não me pertence. E acredite, SER é a razão de tudo. Somos espíritos soltos, somos seres que pensam, somos seres diferentes e vamos nos “chocar” com essas diferenças na vida afora.

Não se perca. Não se perca. Não busque se aceitar por meio da aceitação do outro. Aceite a si mesmo. Esteja pronto para se abaixar em alguns momentos da vida para recolher os cacos do próprio coração.

Não se importe com o que pensam e que não pode mudar a sua essência. Não se preocupe se o outro não quis de fato sentir a sua essência, são tantas neste Universo… E nem todas agradam os sentidos. O importante mesmo nessa vida breve é ser o que se é e ponto final, o resto são perfumes em prateleiras e nem preciso escrever que você é mais do que isso… Preciso?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: